Parece que o fim da retirada de aniversário está próximo, o que é uma boa notícia para quem tem o saldo bloqueado. O encerramento da modalidade foi confirmado pelo ministro do Trabalho e Emprego e já conta com o apoio do presidente Lula. Descubra o que isso significa para o trabalhador.
Depois de muita análise e debate, o saque aniversário do FGTS pode acabar em breve. O ministro Luiz Marinho já confirmou que enviará ao Congresso Nacional uma proposta de fechamento. O texto será analisado, mas já conta com a aprovação do presidente Lula.
Desde que assumiu o Ministério do Trabalho e Emprego, o ministro Marinho defende o fechamento.
O saque-aniversário é uma das principais formas de acesso ao recurso. Todos os anos, os trabalhadores retiram cerca de R$ 100 bilhões do FGTS.
No vídeo abaixo, o colunista do FDR, Ariel França, explica como sacar R$ 2.900 mais 5% do FGTS, confira:
Fim da retirada de aniversário
Criado pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro, o saque-aniversário se popularizou, afinal permite o acesso a parte do recurso do FGTS. Esse recurso seria bom, se não resultasse em um Bloqueio de conta por 2 anos.
Nesse período, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, ele não receberá o restante do saldo da conta, sendo esse um dos motivos do fim da modalidade.
Lembrando que o FGTS pode ser bloqueado por diversos motivos, para cada um deles existe uma solução que pode liberar o acesso ao recurso.
Além disso, os recursos de Fundo de Garantia de Tempo de Serviço são usados para investimentos em diversas áreas, como habitação. Com um grande volume de saques, o valor disponível para ser investido acaba sendo reduzido.
Substituto de retirada de aniversário
O saque aniversário ainda não terminoumas isso poderá acontecer este ano, segundo planos do Ministério do Trabalho e Emprego. Em substituição, o governo pretende criar um empréstimo consignado, exclusivo para trabalhadores do setor privado.
As parcelas serão descontadas diretamente na folha de pagamento das empresas e os trabalhadores poderão utilizar parte do saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Na verdade, essa remessa é uma das reivindicações do presidente Lula ao ministro Marinho.
Ainda não foram divulgadas muitas informações sobre esse empréstimo, mas é possível que seja criada uma plataforma. Apresentará os bancos que oferecem empréstimos, suas taxas e juros.
O próprio trabalhador terá a liberdade de escolher qual empréstimo deseja contratar.sem precisar estar vinculado apenas a instituições vinculadas à empresa onde você é funcionário, como acontece hoje.
Consequências para o trabalhador
A principal consequência será a desbloquear contascom isso, os profissionais que perderem o emprego terão a oportunidade de acessar o recurso que é seu por direito.
Em contrapartida, o empréstimo deverá beneficiar apenas trabalhadores com carteira assinada. Ao menos inicialmente, o governo já sinalizou que poderá estendê-la também aos servidores públicos.
A expectativa é que os trabalhadores que aderiram ao saque retornará automaticamente para rescisão de retirada, modalidade em que todo trabalhador está inicialmente inserido.
Você aderiu ao saque aniversário, mas agora quer voltar ao saque saque? Lila Cunha, especialista do FDR, explica como fazer essa transição.
Participe da comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
o’que significa refin
whatsapp pan fgts
cartão de crédito consignado bmg
rastreio cartão pan
consignados inss ultimas noticias
emprestimo em dinheiro aa
telefone 0800 banco itaú