O governo irá melhorar o acesso das famílias aos benefícios sociais. Para fazer isso, você pretende fazer um mudança no CadÚnico, no próprio estilo da reforma, mudando um ponto importante. FDR detalha agora as primeiras informações divulgadas, confira.
O Cadastro Único para Programas Sociais É a porta de entrada para programas sociais federais, estaduais e até municipais. O governo acaba de anunciar uma reforma no CadÚnico que pode beneficiar enormemente famílias socialmente vulneráveis.
As ações de atualização do CadÚnico elas foram iniciadas logo no início da gestão do presidente Lula, em janeiro de 2023. Inicialmente, aponta a secretária de Avaliação e Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, os desafios foram grandes.
Mudança no CadÚnico
- É com base nos dados inseridos no Cadastro Único que as famílias podem ter acesso aos benefícios sociais.
- Por isso, segundo Letícia Bartholo, é importante complete o cadastro corretamente.
- É necessário manter seu endereço, escolaridade, situação profissional, renda e outras informações atualizadas.
- Afinal, com base nesses dados, o governo verifica se as famílias atendem aos requisitos para receber o benefício.
- Agora o governo pretende que neste momento Inclusão ou atualização de dados, as informações são preenchidas automaticamente com base em diversas bases de dados.
A especialista do FDR, Lila Cunha, explica como os idosos são cadastrados no CadÚnico.
No vídeo abaixo, o colunista do FDR Ariel França apresenta informações sobre outro benefício concedido através do CadÚnico, o Vale-Gás, confira:
Etapas da reforma do CadÚnico
- A reforma será lançada em dezembro com o lançamento do sistema que deverá melhorar o cadastro e que foi desenvolvido com base em dicas dos municípios.
- De janeiro a março será necessário formação específica dos profissionais envolvidos.
- Segundo Bartholo, esse novo sistema identificará melhor os cadastrados, podendo até buscar o confirmação da identidade do titular e a situação cadastral do seu CPF.
- Ao longo deste ano, alguns dados importantes já foram integrados ao cadastro:
- Informações sobre insegurança alimentar, coletadas pelos agentes comunitários de saúde e a partir delas podem até ser tomadas ações de distribuição de alimentos;
- Violação de direitos, advinda do Sistema de Proteção do Sistema Único de Assistência Social, identificando situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Assista a entrevista completa em Canal do governo no YouTube.
Participe da comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj