Enquanto o setor de comércio, bares, restaurantes, turismo e eventos estão entusiasmados com a retorno do horário de verãooutro setor expressou preocupação. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá decidir até ao início de Outubro se os relógios serão antecipados.
Você os relógios serão adiantados em 1 hora pelo fuso horário de Brasília. Em breve, os dias ficarão mais escuros mais tarde. Embora atualmente o pôr do sol ocorra entre 17h30 e 18h, no horário de verão só começa a escurecer às 19h.
A recomendação de especialistas do setor elétrico ao presidente Lula é que o horário de verão volte a funcionar no país. Este fuso horário foi desativado em 2019quando a administração da época disse que os efeitos que trouxe já não eram significativos.
“O O Horário de Verão já não produz os resultados para os quais esta política pública foi formulada, perdendo a razão de ser aplicada do ponto de vista do setor elétrico”, diz uma nota de 2019 publicada em site do Ministério de Minas e Energia.
Neste ano, porém, com a maior seca da história do país, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) acredita em uma economia de 2,9% na demanda por energia elétrica. E ainda assim, um redução de custos de R$ 400 milhões para os consumidores.
O setor aéreo pede mais tempo para se adaptar ao horário de verão
Na última terça-feira (24), foi publicada nota de empresas representativas do setor aéreo no país, onde a categoria pede pelo menos 180 dias para adaptação ao horário de verão.
O texto foi publicado no site da Associação de Companhias Aéreas (Abear)e afirma que esse período de 180 dias (6 meses) seria o mínimo para atingir reorganizar a logística do transporte aéreo no país.
No texto, as entidades não esconderam que a medida “poderia ter impactos substanciais sobre os passageiros e comprometer a conectividade do país“. Isso ocorre porque a partida e a chegada em cidades que não atendem ao mesmo fuso horário precisarão ser alteradas.
O modelo pode ter consequências para:
- Reprogramação de voo;
- Alojamento de última hora;
- Alterações nos planos de viagem dos passageiros;
- Horário da tripulação;
- Disponibilidade de vagas;
- Capacidade aeroportuária, “especialmente aqueles com restrições e carências na atribuição de novos slots”.
A nota diz ainda que se soubessem antes do retorno do horário de verão, todos 40 companhias aéreas, nacionais e internacionais, poderiam planejar a realização dos voos nos horários programados.
Bares, restaurantes, turismo e comércio querem horário de verão de volta
Para outros sectores, incluindo o turismo, que está indirectamente ligado ao sector aéreo, aprovar o retorno do horário de verão. Como o dia demora mais para terminar, passeios ao ar livre podem ser explorados nesse período.
Por exemplo, alguém que ficaria na praia até as 16h acaba ficando até as 17h com o anoitecer tarde, fazendo outras atividades. Além da mudança no tempo, é preciso considerar que o o tempo favorece esses setores, com verão, festas de fim de ano e férias.
Pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o horário de verão pode trazer um Aumento de 15% na receita de bares e restaurantes. Com o happy hour depois do trabalho sendo favorecido pela luz do dia.
O Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo) informou que o O comércio também acredita na melhoria das vendas. Como a noite demora mais para chegar, ao sair do trabalho quando o dia ainda está claro, os consumidores saem às ruas e podem aproveitar o tempo para fazer compras.
O setor de eventos também está animado. As festas diurnas tendem a ser valorizadas, com mais tempo livre para acontecer, além do clima que favorece eventos como este.
“O aumento da luz natural proporciona dias mais longos e, portanto, mais produtivos. Os eventos diurnos acabam se diversificando e ampliando o leque de festas, encontros e happy hours“, diz Cacá Lima, diretor operacional da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos), quando UOL.
Participe da comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
bancos conveniados inss
pan saque aniversário
cnpj ipsm
empréstimo pessoal taxas de juros
pagamento consignado
emprestimo bolsa familia voltou
quanto é o juros do consignado