Pouca gente sabe, mas é possível ter acesso a aposentadoria sem idade mínima. Existem três maneiras de adiantar esse tipo de benefício. E o melhor, foram criados pelo próprio INSS, o que significa que são legais.
Um dos principais regras para se aposentar no Brasil é atingir a idade mínima. Porém, com a Reforma da Previdência criando um aumento gradativo a cada ano, esse benefício fica mais distante.
No vídeo abaixo, o colunista do FDR, Ariel França, traz informações sobre o pagamento deste mês, confira:
Fórmula 86/96
Em dezembro do ano passado esta fórmula foi atualizada, passando para os atuais 86/96 pontos. Com ele é possível ter acesso antecipado à aposentadoria, desde que: A mulher tem 30 anos de contribuição e o homem 35.
Esses números representam a pontuação obtida através da soma dos pontos de idade + tempo de contribuição. As mulheres devem marcar 86 pontos e os homens 96.
Por exemplo, uma mulher que tem 56 anos e contribuiu com 30 anos com 86 pontos, então pode solicitar a aposentadoria utilizando esta regra.
A última atualização aconteceu porque a pontuação aumenta gradativamente, a cada dois anos, até atingir a pontuação máxima, fixada em 90 para mulheres e 100 para homens.
“Vale ressaltar que para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição não existe idade mínima, mas sim um período mínimo de contribuições”, explica o INSS.
O valor do benefício é definido com base no fator previdenciário, exceto nos casos em que o segurado atingiu o direito até 16/13/1998, quando deixou de existir a aposentadoria proporcional.
Aposentadoria aos 55 anos
Outra forma de se aposentar antecipadamente é solicitar um aposentadoria especial, mas neste caso é necessário realizar alguma atividade com potencial risco à saúde.
Essa modalidade de aposentadoria é concedida com base nas regras abaixo:
- 55 anos de idade e 15 anos de trabalho com exposição a agentes nocivos à saúde e mesmo tempo de contribuição;
- 58 anos de idade por 20 anos de contribuição e atividade profissional exposta a agente causador de risco à saúde;
- 60 anos a 25 anos trabalhando e contribuindo sob risco de saúde.
O Instituto Nacional do Seguro Social considera agentes que podem causar riscos à saúde: calor, ruído ou substâncias tóxicas. A aposentadoria especial é concedida mediante pedido de aposentadoria por tempo de contribuição.
Aposentadoria por invalidez
Essa é a terceira forma de antecipar a aposentadoria, mas neste caso o benefício só poderá ser concedido quando houver algum dano à saúde do segurado. Por exemplo, uma doença ou um acidente.
Para ter acesso ao Benefício por Incapacidade Permanente é necessário primeiro receber o auxílio-doença, reabilitação profissional e comprovar que não têm condições de continuar atuando no mercado de trabalho.
Na verdade, se o aposentado nessa modalidade voltar a trabalhar, pode acabar perdendo o benefício. O valor do benefício é calculado considerando uma percentual de 60% do valor da contribuição.
O INSS também faz um acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que ultrapasse 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o INSS já cancelou os benefícios de 45 mil pessoas, entenda por quê.
Para solicitar qualquer uma dessas aposentadorias ou benefícios não é necessário comparecer a uma agência da Previdência Social, basta acessar o Meu site do INSS.
Participe da comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj