O INSS éContinue fazendo o teste de vida dos seus segurados, mas com algumas alterações. As mudanças vêm gerando dúvidas na população, principalmente depois que notícias falsas sobre os documentos começaram a circular na internet. FDR agora esclarece quais são aceitos.
Uma falsa comunidade do Instituto Nacional do Seguro Social de 2022 está circulando na internet. O texto estabelece que o comprovante de voto será aceito como prova de vida, mas esta notícia é falsa.
O texto afirma “aposentados que vão às urnas: o voto servirá como prova de vida junto ao INSS, fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa”.
O benefício é suspenso por falta de comprovante de vida?
Não, o benefício não será suspenso por falta de prova de vidao próprio presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, já tranquilizou aposentados e pensionistas:
“Tivemos que escolher entre melhorar a fila (de inscrições) ou desenvolver a tecnologia para dar prova de vida. A ferramenta está sendo criada, mas a prioridade do INSS – como não há risco de suspensão de benefícios por falta de prova de vida até o final do ano – é conceder direitos a quem tem direito”, afirmou o presidente do INSS.
Segundo Stefanutto, o próprio INSS fornece a comprovação atualmente através de cruzamento de banco de dados. Mas não utiliza informações eleitorais para isso.
Como é feita a prova de vida do INSS?
Quando um cidadão realiza alguma atividade ou transação em órgão ou sistema federal, o governo recebe a informação.
Por exemplo, sempre que frequenta uma unidade do CRAS, quando passa a receber algum benefício como Bolsa Família, Auxílio-Gás, Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, idosos podem ter acesso à moradia gratuita por meio do Minha Casa, Minha Vida, saiba como.
São recolhidos dados de diversos órgãos e entidades para comprovar a vida do cidadão:
- Bancos, na realização de empréstimo ou saque de benefícios, ambos com identificação biométrica;
- Atendimento voluntário nas Agências do INSS, exames médicos presenciais ou via telemedicina.
Mudanças na prova de vida
Em breve o INSS também aceitará como prova de vida:
Interoperabilidade a ser usada como prova de vida:
Isso significa que o comprovante de voto ainda não é aceito como prova de vida.
No vídeo, o colunista do FDR, Ariel França, explica quais documentos você precisa separar, para poder ser convocado para a revisão dos benefícios;
Emissão/renovação de:
- Passaporte;
- Carteira de motorista;
- Carteira de trabalho;
- Alistamento militar;
- Carteira de identidade; ou
- Outros documentos oficiais que exijam a presença física ou reconhecimento biométrico do usuário;
- declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.
Como faço a prova de vida do INSS?
Quem ainda desejar pode fazer esse teste e o melhor é que não precisa sair de casa e ir até uma agência da Previdência Social. Basta usar o Minha inscrição no INSS. A prova de vida também continua a ser realizada presencialmente nas agências bancárias, conforme mencionado acima.
Nesse caso, basta realizar a transação por reconhecimento biométrico, pessoalmente ou pelo app do banco.
Quando a prova de vida é dispensada?
Nem todos os segurados precisam se submeter ao procedimento, Está isento quem recebe benefícios com duração inferior a 1 ano. Por exemplo, subsídio de maternidade, prestações por incapacidade temporária, seguro de defesa.
No caso do benefício por incapacidade temporária, auxílio-doença, a comprovação se dá por meio de perícia médica, caso seja prorrogada.
Você sabia que existe um novo opção de aposentadoria? Clique aqui e conheça a modalidade disponível para quem tem carteira assinada.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj