Em alguns dias, o IRS finalmente concluirá o Cronograma de pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A consulta para verificar se está incluído neste depósito começa no dia 23 e, caso não esteja na lista, o contribuinte deverá tomar providências.
Com os depósitos feitos até agora, mais de 25 milhões de pessoas já foram beneficiadas com o valor da restituição do IRPF em conta. Portanto, a expectativa é que este último lote inclua principalmente aqueles que atrasaram a entrega da declaração.
É comum que a maioria dos contribuintes beneficiários do último pagamento seja pessoas sem prioridade legal. Até porque os primeiros lotes foram, em sua maioria, de contribuintes com algum nível de prioridade.
Embora a Receita Federal inclua o público como prioridade a cada novo lote, o percentual de pessoas desse grupo cai porque são beneficiadas logo no início do calendário.
Consultar pagamento de restituição de IRPF
O consulta sobre pagamento de restituição de IRPF 2024 Isso sempre é feito uma semana antes do dinheiro ser depositado na conta.
Neste lote, o dinheiro será transferido na manhã do dia 30 de setembro. Então, para verificar se o seu nome está nesta lista, basta seguir os passos abaixo, a partir das 10h do dia 23 de setembro:
- Acesse o Portal Meu Imposto de Renda;
- Clique em “Verificar meu reembolso” e depois em “Iniciar”;
- Agora, preencha: número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Se o pagamento for aprovado, o sistema informará a data em que o dinheiro chegará.
O que fazer se não estiver incluso no 5º lote da restituição do IRPF?
É importante entender o que é bloqueio e o que é atraso no pagamento da restituição do IRPF.
O atraso pode dever-se ao atraso na entrega da declaração, ou porque o contribuinte não tem prioridade legal, sendo por isso “empurrado” para os últimos lotes. Embora leve tempo, há certeza que você receberá este quinto lote.
O o bloqueio, por sua vez, impede que o contribuinte seja reembolsado até que o erro que bloqueou o pagamento seja corrigido.
Diante disso, são situações que causam bloqueio:
- Dados bancários incorretos – impedindo que o reembolso seja pago na conta correta;
- Inconsistência na declaração – dados cadastrados incorretamente, com erros de digitação ou com valores que não condizem com o informado por outros contribuintes;
- Dívidas com a Receita Federal – neste caso, a Receita Federal debita a restituição para pagar a dívida.
Em caso de inconsistência de dados, o contribuinte entra na malha fina podendo ser necessário o envio de outra declaração, denominada declaração retificadorapara conseguir o desbloqueio.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
gerar boleto banco pan
saque aniversário valor minimo 50 reais
simulador da caixa emprestimo consignado
como funciona crédito consignado
portal consignado spprev
banco pan credito
pan segunda via
número do bmg
extrato de empréstimos consignados