Em situações específicas, o Atualização do CadÚnico (Cadastro Único para programas governamentais) é obrigatório. Com base nas novas informações, ou na confirmação de dados anteriores, o benefícios de transferência de renda continuar a ser pago.
Muitas pessoas estão sendo convidado para atualizar no CadÚnico informações sobre sua família. Mas, O que o governo realmente quer saber sobre você? O Cadastro Único é uma plataforma criada para quantificar as pessoas que vivem em condições de baixa renda.
Portanto, ao atualizar os dados, será necessário informar, por exemplo:
- Quem faz parte da família (mãe? pai? padrasto ou madrasta? tem filhos? quantos anos eles têm?);
- Onde eles estão morando;
- Qual a renda da família;
- As despesas mensais que possuem;
- De onde vem a renda;
- Se as crianças e os jovens frequentam a escola;
- Se gestantes estiverem fazendo pré-natal;
- Se a pessoa com deficiência que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) tiver passado recentemente por exame médico.
A partir desses dados, o sistema do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que administra o CadÚnico, consegue reconhecer se aquele grupo ainda atende aos requisitos continuar recebendo o benefício social.
O Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), por exemplo, são dois programas sociais que exigem atualização de dados. O MDS tem feito um pente fino, excluindo aqueles cujo cadastro está desatualizado.
Quando é necessário atualizar o CadÚnico?
Existem três situações que exigem a comparecimento do representante da família no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).
Quando atendido pessoalmente, ele atualizará todas as informações no CadÚnico informações que não foram mais repassadas e isso pode estar causando problemas na liberação do seu benefício.
- Ao completar dois anos sem atualização: bienalmente (dois anos) os dados deverão ser atualizados ou confirmados. Mesmo que nada tenha mudado, é preciso ir ao CRAS para concluir o procedimento de confirmação;
- Por intimação: neste caso, o titular do benefício é chamado a comparecer ao CRAS no prazo de 30 dias para atualizar os dados ou justificar alguma informação;
- Voluntariamente: o próprio titular, sem ser chamado, pode solicitar atualização de informações no CadÚnico como:
- mudança de endereço;
- mudança de escolas para crianças e jovens;
- aumento ou diminuição da renda;
- entrada ou saída de novo membro da família;
- nascimento ou morte de um dos membros da família.
Para aqueles que são chamados a se atualizar, o governo entrará em contato via: App Meu CadÚnico, App Caixa Tem, SMS ou extrato bancário.
A atualização do CadÚnico alterará a data de pagamento do benefício?
Caso seu benefício tenha sido bloqueado e esteja sujeito à atualização do CadÚnico para recebê-lo novamente, o a atualização não alterará a data de pagamento do auxílio.
Isso ocorre porque o calendário é organizado com base no fim do NI (Número de Identificação Social) do titular, número esse que não sofre alteração quando os dados são atualizados.
Caso o benefício em questão tenha sido bloqueado e o o pagamento foi interrompidoapós atualizar o CadÚnico e confirmar que o cidadão tem direito ao auxílio, o governo libera o salário na conta.
Neste caso, o valor é depositado fora do calendário, sem seguir a ordem do NIS. Porém, para o próximo pagamento o cronograma será considerado novamente.
Como atualizar o CadÚnico
Para atualizar o CadÚnico você precisa compareça pessoalmente no CRASseguindo o passo a passo:
- Dirigir-se à unidade do CRAS mais próxima (verificar necessidade de agendamento);
- Solicitar a atualização dos seus dados;
- Responda ao questionário;
- Apresentar documento de identificação e comprovante de endereço. Além de outros documentos que possam servir para complementar sua inscrição;
- Preparar.
Documentos necessários para atualização do CadÚnico
É importante estar equipado com documentos para atualizar no CadÚnico todas as informações desejadas pelas autoridades públicas.
- Documento com foto do titular e de todos os associados;
- Comprovante de endereço;
- Carteira de Trabalho;
- Declaração de rendimentos, se houver (por exemplo, contracheque, recibo, extrato de pensão, extrato bancário);
- Comprovante de frequência escolar emitido na própria escola;
- Carteira de vacinação infantil;
- Cartão pré-natal.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj