Foi confirmado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o fim de um importante benefício trabalhista. Na verdade, o chefe da União deu a aprovação para a criação de um projeto de lei para acabar com a saque de aniversário.
O Saque aniversário FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado em 2019. O objetivo naquele momento era injetar dinheiro no país, por meio da movimentação econômica dos próprios brasileiros.
Ao finalmente ter acesso a uma parte do saldo disponível nessa conta, as pessoas puderam usar o dinheiro para fazer compras, montar seu próprio negócio, viajar ou realizar um sonho pessoal.
Porém, a modalidade que pode liberar mais de R$ 1.500 por trabalhadortem como contraponto o bloqueio da rescisão-retirada. Isso significa que ao ser demitido sem justa causa, o trabalhador não poderá receber tudo o que foi depositado em sua conta.
Por que o governo Lula quer acabar com os saques de aniversário?
Desde o início de seu mandato como Ministro do Trabalho, Luiz Marinho sempre defendeu seu projeto de acabar com o saque aniversário do FGTS. O ministro lista vários motivos pelos quais acredita que receber o Fundo uma vez por ano é ruim.
Além dessa modalidade, permite ao trabalhador retirar 5% a 50% do seu saldo todos os anos, Também abriu espaço para empréstimos antecipados. Através deste empréstimo o saldo diminui e acaba bloqueado.
O Ministro do Trabalho propôs a criação de um projeto de lei que pudesse pôr fim a esta opção, porque:
- O saldo disponível no Fundo Garantidor para investimentos públicos em habitação (financiamento), infraestrutura e outros diminuiu cerca de R$ 100 bilhões por ano;
- Ao ser demitido sem justa causa, o trabalhador perde o direito à rescisão;
- Caso queira retirar a rescisão, será necessário aguardar um período de carência de dois anos.
Como será o benefício do FGTS?
O projeto de lei criado pelo Ministério do Trabalho, após autorização do presidente Lula, deverá eliminar a possibilidade de fazer o saque-aniversário do FGTS. Por outro lado, apresentará algumas propostas e sugestões.
A ideia em estudo é criar um empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado. Nesse caso, poderiam pedir dinheiro emprestado ao banco em situações emergenciais e colocariam o recebimento do FGTS como garantia de pagamento.
As parcelas do pagamento do crédito deverão ser debitadas do depósito que o empregador fizer na conta do Fundo de Garantia. O projeto de lei que incluirá esta sugestão será enviado para avaliação do Congresso Nacional.
Participe da comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
o’que significa refin
whatsapp pan fgts
cartão de crédito consignado bmg
rastreio cartão pan
consignados inss ultimas noticias
emprestimo em dinheiro aa
telefone 0800 banco itaú