Embora o registro do trabalhador autônomo como MEI (Microempreendedor Individual) dão acesso a benefícios previdenciários, o valor da aposentadoria não é tão atrativo. Devido ao valor pago mensalmente, o o cálculo do benefício é único para todos.
O cálculo da aposentadoria para quem é MEI é menos atrativo do que para quem é Trabalhadores CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) porque o valor é único. O profissional contratado com carteira assinada tem o valor calculado com base no seu salário real.
O MEI tem o valor calculado com base na contribuição feita ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples). Ou seja, independente de quanto você tenha de renda mensal, o valor do benefício será fixo.
Na realidade, tanto a reforma como a outros benefícios previdenciários sempre têm o mesmo valor. Eles não mudam independentemente de quanto o empresário declarou como renda.
Aposentadorias a que o MEI tem direito
O contribuição ao INSS como MEI dá direito a apenas dois tipos de aposentadoria. Desta lista, as duas primeiras opções são as mais comuns.
Aposentadoria por idade
Você deve atender aos seguintes critérios para poder se aposentar:
- Homem: ter 65 anos;
- Mulher: ter 62 anos;
- Carência de 180 meses (15 anos de contribuição).
Aposentadoria por invalidez
Conhecido como aposentadoria por invalidez permanenteesse benefício é concedido quando o trabalhador não consegue mais exercer atividades remuneradas por motivo de doença.
O benefício é pago quando não há sequer possibilidade de realocação do empregado para outras funções, pois ele perdeu completamente a incapacidade de trabalhar. Ou porque precisa se dedicar inteiramente ao tratamento médico.
Aposentadoria especial com pedido judicial
- Exposição a agentes perigosos ou insalubres, tais como produtos químicos, biológicos ou físicos;
- 25 anos contribuíram para profissões de baixo risco;
- 20 anos contribuíram para profissões de médio risco;
- 15 anos de contribuição para profissões de alto risco.
Atenção! O INSS não entende que possa ser concedida aposentadoria especial ao MEI, porém a lei que regulamenta esse tipo de aposentadoria não exclui essa categoria.
Portanto, a recomendação é que caso o INSS negue o pedido do microempreendedor, o a solicitação é feita através dos canais legais.
Valor da aposentadoria MEI
O Cálculo do valor da aposentadoria MEI É o mesmo para todos os empreendedores. Lojistas, cabeleireiros, motoboys, faxineiros ou cozinheiros receberão o mesmo valor, independentemente de quanto ganhem por mês.
O motivo, como já explicado, é que eles contribuem com um valor fixo por meio do DAS. Nessa cobrança, que é feita mensalmente ao MEI, o valor dedicado ao INSS é de 5% do salário mínimo e dá direito a:
- 1 salário mínimo por mês, piso do INSS;
- Em 2024: R$ 1.412.
Esse também será o valor pago caso o empresário solicite auxílio-doença ou auxílio-maternidade, por exemplo.
Valor da aposentadoria de um trabalhador CLT
Entretanto, o valor da aposentadoria de um trabalhador CLT é diferente porque levará em consideração o seu salário de contribuição. Para o as contribuições variam entre 7,5%, 9%, 12% e 14% por faixa salarial considerando a tabela a seguir:
SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO (R$) |
TAXA PROGRESSIVA PARA FINS DE COBRANÇA DO INSS |
Até 1.412,00 |
7,5% |
De 1.412,01 a 2.666,68 |
9% |
De 2.666,69 a 4.000,03 |
12% |
De 4.000,04 a 7.786,02 |
14% |
Eles são 180 contribuições necessárias ao INSS para poder se aposentar por idade. Para calcular o valor de qualquer pensão CLT do trabalhador, o Instituto fará a seguinte consideração:
- Calcular a média de todos os salários de contribuição desde julho de 1994;
- Receba 60% dessa média;
- Adicione 2% para cada ano de contribuição que exceda 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.
Como aumentar o valor da sua aposentadoria como MEI
Para poder receber mais de 1 salário mínimo na aposentadoria como MEI, o trabalhador precisa complementar sua contribuição para o INSS.
Isso porque o valor de 5% do salário mínimo é o menor entre as contribuições. Portanto, para obter um benefício maior é Preciso contribuir mais.
Para isso, o MEI precisa começar a pagar a GPS (Guia da Previdência Social). MEI pode complementar o pagamento do INSS com um contribuição adicional de 15% o valor do salário mínimo.
- O GPS pode ser emitido no Site do INSS;
- O carnê pode ser adquirido em papelaria, preenchido à mão e pago em casas lotéricas, bancos e parceiros.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj