Além de aposentadoria especial que é concedido a pessoas que exercem profissões de saúde de alto risco, existe ainda outra modalidade que permite aposentar-se aos 55 anos. Neste caso, não é necessário comprovar atividade insalubre.
Os professores que contribuir para o INSS (Instituto Nacional da Segurança Social) desde antes da reforma da Segurança Social, em novembro de 2019, enquadram-se nas regras de transição para a reforma. Em algumas destas regras é possível aposentar-se aos 55 anos.
Outra forma de se aposentar mais cedo é através aposentadoria de pessoas com deficiência. Nesse caso, mesmo que não tenham atuado como professora e não tenham praticado atividades que representem alto risco à saúde, as mulheres aposentar-se aos 55 anos.
Quem tem direito à aposentadoria de uma pessoa com deficiência?
Como qualquer outra aposentadoria, você precisa comprovar ao INSS que você tem direito a esta modalidade. Segundo o próprio Instituto, quem:
-
A pessoa com deficiência no momento da solicitação do benefício ou na data da implementação dos requisitos para o benefício, que comprove essa condição por meio de avaliação biopsicossocial realizada por equipe multidisciplinar e interdisciplinar do INSS;
- Cidadão com pelo menos 60 anos, se for homem, ou 55, se for mulher;
-
Pessoa com pelo menos 15 anos de contribuições cumpridos como pessoa com deficiência, independentemente do grau;
-
Pessoa com prazo mínimo de contribuição de 180 meses para carência;
-
A deficiência não precisará ser preenchida como pessoa com deficiência.
Perceba que é necessário contribuímos há 15 anos como pessoa com deficiência (PcD).
Por exemplo, um trabalhador que sofre um acidente e tornou-se um PcD em decorrência deste acidente você poderá se aposentar antecipadamente, desde que já tenha trabalhado por 15 anos nesta condição de incapacidade.
Como solicitar pensões aos 55 anos como PcD
O pedido de aposentadoria ao INSS É muito simples e acontece através do portal online. Você precisará apresentar pelo menos um documento que comprove quando a deficiência começou.
Mesmo que o trabalhador tenha nascido com esse tipo de deficiência, por exemplo, tendo deficiência visual, será necessário comprovar a condição.
- Acesse o Meu INSS, e faça login no sistema via Gov.br;
- Escolha a opção “Novo pedido” ou utilize o campo editável onde está a pergunta “O que você precisa?” e uma lupa;
- Digite a palavra “deficiência” e selecione o benefício ou requisito de serviço desejado;
- Preencha as informações solicitadas.
Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Consultar Pedidos”. O segurado será avisado previamente nos casos em que o atendimento presencial for imprescindível para comprovação de alguma informação.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj