O aposentadoria por invalidez É a maneira mais rápida de se aposentar, mas a mais infeliz. Isso ocorre porque o trabalhador só pode acessá-lo via INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) se ficar comprovado que está totalmente incapacitado para o trabalho.
Aposentadoria por invalidez passa a ser chamada Benefício por Invalidez Permanente. Como o nome sugere, o INSS só libera esse benefício caso o trabalhador fique permanentemente impossibilitado de trabalhar. Ou seja, não poder voltar ao trabalho.
Para chegar à conclusão de que esse indivíduo não podem retornar às suas atividades profissionais, ou ser transferido para outras atividades dentro da mesma empresa, é necessário submeter-se a exame médico.
Normalmente, esse tipo de aposentadoria é concedido a quem está acamado ou em tratamento prolongado e precisa estar constantemente em hospitais. E por esses motivos, ele não consegue conciliar a vida profissional com os cuidados de saúde.
Ainda assim, o INSS faz algumas exigências para esse público e, embora não tenha nada a ver com idade, há necessidade de um número mínimo de contribuições. A exceção é para quem contrai doenças específicas que dão direito à isenção do período de carência.
Critérios para solicitar aposentadoria por invalidez
Para obter aposentadoria por invalidez do INSS o trabalhador deve atender a alguns critérios que foram estabelecidos em lei, como:
- Ter feito pelo menos 12 contribuições para a segurança social antes de requerer a reforma;
- Ser segurado pelo INSS;
- Comprove por meio de exame médico que você não tem condições de retornar ao trabalho.
Embora documentos e laudos médicos trazidos de outros profissionais auxiliem na conclusão final, será necessário que o a comprovação da incapacidade é feita por perito do INSS.
Observe que não existe uma lista de doenças que limitem o direito à aposentadoria. Isso porque, para o INSS, o que importa mesmo é quão deficiente é o trabalhador e não a origem desta incapacidade.
Ou seja, o que a Segurança Social considera é se aquele cidadão realmente não pode voltar ao trabalho mesmo que em outra função dentro da mesma empresa. Isso, independentemente do motivo pelo qual ele ficou incapacitado.
Doenças que garantem isenção de carência do INSS
Por outro lado, existe uma lista de doenças que dão isenção da carência do INSS. Isso significa que um trabalhador que tenha uma dessas doenças pode se aposentar mesmo que não tenha completado os 12 meses contribuídos.
Por exemplo, um professor que acaba de começar a trabalhar, mas descobre uma doença que o incapacita completamente. Nesse caso, mesmo que você não tenha contribuído pelo período necessárioele é afastado e se aposenta.
- Tuberculose ativa;
- Lepra;
- Transtorno mental grave com alienação mental;
- Neoplasia maligna;
- Cegueira;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Doença cardíaca grave;
- doença de Parkinson;
- Espondilite anquilosante;
- Nefropatia grave;
- Estágio avançado da doença de Paget;
- Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS);
- Contaminação por radiação;
- Doença hepática grave;
- Esclerose múltipla;
- AVC (agudo);
- Abdome Agudo Cirúrgico.
Como comprovar suas doenças para solicitar aposentadoria por invalidez
Para comprovar que foi efectivamente afectado por uma das doenças listadas e que está directamente isento do período de carência em aposentadoria por invalidezo trabalhador precisa passar perícia médica.
Na verdade, é comum que o primeiro passo seja pedido de auxílio-doençamas devido às condições do trabalhador, o próprio perito do INSS o encaminha para a aposentadoria por invalidez.
A prova ocorre por:
- Exame médico com profissional do INSS – obrigatório;
- Relatórios médicos;
- Exames médicos;
- Descrições da doença feitas por profissional;
- Comprovantes de internação, consultas médicas, compra de medicamentos e outros.
Pedido de aposentadoria por invalidez do INSS
Hoje, a legislação estabelece que o primeiro pagamento do benefício por invalidez é feita em caráter definitivo pelo INSS em até 45 dias após a data em que o segurado apresente a documentação necessária à sua concessão.
A solicitação pode ser feita online, seguindo os passos abaixo:
- Acesse o site ou App Meu INSS e faça login pelo gov.br;
- Clique na opção “Novo pedido”;
- Agora digite “Benefício por Incapacidade Permanente”;
- Siga as próximas orientações da página.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj