O aposentadoria pago pela Segurança Social é uma espécie de “férias prolongadas” após uma longa jornada de trabalho. Mas para muitos aposentados o voltar ao mercado de trabalhoé uma grande dúvida. FDR explica agora.
O aposentadoria Isso geralmente acontece após 30 anos de contribuições ao INSS. Esse descanso afeta a rotina dos aposentados e sua renda mensal. Por isso muitos querem voltar ao mercado de trabalho, mas têm um certo receio.
Esse receio é resultado de diversas informações que circulam, sendo a principal delas que o benefício é cancelado caso o aposentado volte a trabalhar. FDR irá desmistificar vários pontos agora.
No vídeo abaixo, o colunista do FDR, Ariel França, apresenta o dívidas que os idosos podem ter renunciado, Confira:
Os aposentados podem trabalhar?
O próprio Instituto Nacional do Seguro Social afirma que Não há impedimentos para que os aposentados retornem ao mercado de trabalho. Quando decidir retornar, deverá continuar fazendo as contribuições previdenciárias normalmente, por meio da chamada contribuição concomitante.
Porém, antes de optar pelo retorno à atividade remunerada, é importante entender que o aposentado não terá direito a todos os benefícios da Previdência Social. Ele só poderá ter acesso ao abono de família e ao auxílio à reabilitação profissional.
Outros benefícios como auxílio-incapacidade temporária, por exemplo, não serão concedidos nesta situação.
Nas situações em que não há registro na carteira de trabalho, esse retorno pode ser mais fácil. Por exemplo, um pequeno produtor rural que se aposentou, mas continua ajudando os filhos na produção.
Um servidor público aposentado pode continuar trabalhando?
No caso dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, a regra é um pouco diferente. Eles não pode continuar realizando a mesma atividade o que levou à aposentadoria.
Por outro lado, poderão prestar novo concurso público e, caso sejam aprovados, tomar posse em seus cargos. Nessa situação, ele poderá acumular a aposentadoria com o salário do cargo de servidor público.
A recomendação é que o trabalhador consulte um profissional da área antes de retornar ao mercado de trabalho.
Cancelamento da aposentadoria após retorno ao trabalho
- Como visto, de modo geral, nada impede que os aposentados tenham trabalho remunerado. Porém, em pelo menos duas situações ele poderá perder o benefício previdenciário, veja abaixo:
- Aposentados por invalidez permanente (antiga aposentadoria por invalidez):
- É concedido quando o profissional fica impossibilitado de exercer atividades profissionais, mesmo após reabilitação profissional.
- Caso o trabalhador decida retornar ao mercado de trabalho, sua aposentadoria é automaticamente cancelada.
- Isso porque o retorno ao mercado de trabalho seria um indício de que o trabalhador não tem um compromisso de longo prazonão é necessário receber aposentadoria.
Aposentadoria Especial
- Esse tipo de aposentadoria é subsídio aos trabalhadores que exercem atividades com potenciais riscos à saúde.
- Nesse caso, o aposentado não poderá retornar à mesma função que ocupava.
- Por exemplo, se trabalhou com ruído acima do limite permitido, não poderá retornar a esse trabalho, nem a outro com as mesmas condições.
- Por outro lado, pode retornar ao mercado de trabalho em outra função e continuar recebendo o valor da aposentadoria especial.
- Nessa situação, ele continua recebendo o valor da aposentadoria e teria seu salário aumentado.
Em caso de dúvida, o aposentado pode buscar orientação através Central de Atendimento do INSS no telefone 135ligação gratuita.
Este ano, o INSS implementou mudanças na aposentadoria que precisam ser observadas antes de solicitar o benefício, afirma a especialista do FDR, Lila Cunha.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj