O número de casos de Portadores de Bolsa Família que estão percebendo desvios no valor do seu benefício mensal. O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) se pronunciou e informou que muitos estão caindo em golpes onde os criminosos acessam suas contas.
O valor do Bolsa Família só é reduzido legalmente quando o grupo entra no Regra de Proteção. Neste caso, há Corte de 50% no valor do benefício se a renda familiar ultrapassar R$ 218 por pessoa e atingir meio salário mínimo.
Como acontece o golpe do Bolsa Família?
Devido à garantia do auxílio recebido todos os meses, os inscritos no Bolsa Família passam a alvo de golpistas que querem desviar o valor recebido daquele grupo que já vive em situação de vulnerabilidade.
Segundo relatos do governo federal, esse golpe descoberto recentemente funciona por um mecanismo de phishingum tipo de técnica usada para enganar usuários pela internet.
O termo em inglês significa pesca, e recebeu esse nome porque:
- Os criminosos jogar isca para atrair vítimas e quando essa isca é pega eles conseguem atacar;
- As “iscas” geralmente são: e-mails, SMS, ligações, mensagens de WhatsApp e outros, sempre com um texto atrativo, prometendo algum bônus ou até mesmo dizendo que o governo irá revogar seu benefício;
- A mensagem é acompanhada de um link, que dá acesso a uma página de internet onde deverão ser preenchidos dados pessoais;
- A partir do momento em que o usuário clica no link suspeito, suas informações e acessos acabam expostos aos criminosos;
- E assim, existe o risco de eles conseguirem entrar no Caixa TEM, possibilitando saque indevido de valores disponíveis na conta.
O que fazer se o dinheiro for desviado do seu Bolsa Família?
Na última quarta-feira (28), o MDS publicou o Relatório nº 53fornecendo orientação sobre como contestar o dinheiro desviado do Bolsa Família.
O ministério oferece três opções para vítimas de roubo:
- Comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa, munido do CPF e documento de identificação do beneficiário;
- Acesse o aplicativo Caixa TEM seguindo estes passos:
- clique no ícone de configurações;
- minha conta;
- transação de disputa;
- clique no valor a ser contestado;
- responda às perguntas de segurança.
- Ao final, será exibida a mensagem: “Disputa solicitada com sucesso”.
- O prazo para análise desta disputa é de até 10 dias úteis.
- Via SAC Caixa, telefone 0800 726 0101, opção 6. Nesta opção, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número de conta, data e valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente fará perguntas de segurança ao beneficiário e em seguida registrará a transação.
Não foi informado se o o dinheiro é devolvido ao titulare qual seria o prazo para devolução desse valor.
Como podemos reconhecer que a mensagem não é do Ministério do Desenvolvimento Social?
Quão comum é isso MDS entra em contato com titular do Bolsa Família ao solicitar a atualização dos dados do Cadastro Único, os beneficiários podem se confundir e acabar caindo no golpe.
Vale ressaltar, porém, que a atualização dos dados ocorre presencial e não online. Portanto, não preencha nenhum tipo de cadastro que prometa atualizar o CadÚnico.
Para reconhecer quando a mensagem enviada é de fato uma informação segura, o titular deve compreender que:
- O MDS não enviará SMS ou WhastApp para o seu telefone;
- As mensagens são enviadas sempre pelo App Bolsa Família, App Caixa Tem ou extrato bancário;
- A MDS não lhe pedirá que clique num link e preencha os seus dados pessoais online;
- O MDS nunca solicitará sua senha pessoal.
Fique atento! Não responda e-mails para alteração de senha do Caixa Tem se você não solicitou essa alteração. Além disso, caso seja enviado para o seu e-mail um código de acesso solicitando essa troca, não o repasse a ninguém.
“(…) o Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, com mensagens de texto e muito menos orientando a clicar em links”, explicou o ministro do MDS, Wellington Dias.
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