Para se aposentar pelo INSS, o cidadão deve atender a diversos requisitos, dependendo do tipo de aposentadoria. Entre eles o idade mínima, que foi atualizado este ano, adiando a aposentadoria de muitas pessoas. O FDR ajuda você a antecipar o benefício.
O Instituto Nacional de Segurança Social tem mais de 40 milhões de pessoas recebem benefícios da seguridade social. Entre elas a aposentadoria, que pode ser por invalidez, tempo de contribuição, idade ou especial. Requisitos básicos específicos são adotados para cada um deles.
A Reforma Previdenciária iniciou um sistema progressivo de idade mínima, que é aumentada anualmente em 6 meses.
No vídeo abaixo, o colunista do FDR, Ariel França, explica como consultar o resultado do exame pelo celular:
Idade mínima para se aposentar em 2024
Este ano é necessário que o o homem tem 65 anos e a mulher 62 anos. Além disso, para aceder à reforma por idade urbana é necessário ter pelo menos 15 anos de contribuições, ou seja, 180 contribuições.
Outras exigências são observadas nas demais modalidades de aposentadoria do INSS. por exemplo, na regra dos pontos, o resultado de soma da idade do contribuinte + tempo de contribuição, é necessário:
- Mulheres: 91 pontos e pelo menos 30 anos de contribuição;
- Homens: 101 pontos e pelo menos 35 anos de contribuição.
Pedágios
A Reforma também resultou na criação de pedágios de 50% e 100%, aplicados aos contribuintes que estavam prestes a se aposentar quando entrou em vigor em 2019.
- 50%: Neste sistema, o trabalhador deverá cumprir apenas 50% do tempo restante antes de se aposentar em 2019;
- 100%: embora neste caso ele teria que completar todo o tempo restante, a vantagem é que o valor da aposentadoria acaba sendo maior.
Por exemplo, se em 2019 faltarem 2 anos para o cidadão se aposentar, ele só poderá cumprir 1 ano de contribuição, consequentemente de trabalho, utilizando a portagem de 50%. Ou ele poderia optar por cumprir os dois anos de contribuições.
A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica neste artigo como simular a aposentadoria, entender melhor o tempo de contribuição e o valor recebido.
Aposentadoria antecipada
Em alguns casos o cidadão pode aposentadoria antecipada, A forma mais comum é entrar no aposentadoria especial. Nessa modalidade, o trabalhador pode se aposentar a partir dos 55 anos. Mas atenção, nem todos podem aproveitar.
Ele foi criado para reduzir os riscos à saúde do trabalhador, portanto, somente os profissionais que atuam em atividades com potenciais riscos à saúde podem aproveitá-lo. Confira abaixo alguns detalhes desse sistema:
Aposentadoria aos 55 anos
15 anos de trabalho com exposição a agentes nocivos à saúde
15 anos de contribuição ao INSS
Concedido apenas aos trabalhadores da mineração subterrânea, em frentes de produção, expostos à associação de agentes físicos, químicos ou biológicos
Aposentadoria aos 58 anos
20 anos de atividade profissional exposto a agente que causa risco à saúde
20 anos de contribuição e atividade profissional
Concedido aos profissionais com exposição permanente ao amianto (agente químico amianto) e aos que atuam em mineração subterrânea longe das frentes de produção.
Aposentadoria aos 60 anos
25 anos de trabalho com exposição a agentes nocivos
25 anos contribuindo com risco para a saúde
Aposentadoria por invalidez
Outra forma de se aposentar mais cedo é através benefício por invalidez permanenteanteriormente chamada de aposentadoria por invalidez. Esse sistema é um pouco mais difícil de acessar e não é tão “confortável” para o trabalhador.
Isso porque pressupõe que o profissional está doente ou incapacitado e precisa se afastar definitivamente do trabalho.
Neste artigo explico como acelerar a aprovação de benefícios da Previdência SocialConfira.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj