Existem regras que indicam quando o trabalhador pode trabalhar aos domingos e feriados. O CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) garante a proteção que esses empregados necessitam para que não atuem mais do que deveriam, ou que não são remunerados como deveriam.
Em 2023, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou o Portaria nº 3.665 que muda a forma como os empregadores devem lidar com trabalhar aos domingos e feriados. Desde o seu lançamento, em novembro de 2023, nunca entrou em vigor.
Mesmo sem validade, a Portaria gerou muito burburinho entre empregadores e empregados. Mas, para o Ministro do Trabalho, Luiz Marinhoa portaria foi criada como uma tentativa de invalidar “uma portaria inconstitucional assinada em 2021“.
Isto porque, em 2021, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL)o trabalho foi autorizado aos domingos e feriados sem aprovação sindical. Portanto, um acordo individual entre empregador e empregado é suficiente para autorizar o trabalho nestes dias.
O que a nova portaria, que até agora não foi aceite, propõe é precisamente exigir que um acordo individual não é suficiente para o trabalhador trabalhar nos finais de semana e feriados. O texto, porém, só entrará em vigor em janeiro de 2025.
O que muda no trabalho nos finais de semana e feriados?
Quando a Portaria nº 3.665 entrar em vigor no país, exigirá que os trabalhadores somente trabalhar aos domingos e feriados se houver acordo coletivo. Isto é, se o sindicato que os representa chegar a um acordo com o empregador.
- Como funciona hoje: para que o empregado trabalhe aos domingos ou feriados, basta um acordo entre ele e seu empregador, denominado acordo individual;
- Como deveria ser: Para que os empregados trabalhem aos domingos e feriados será necessário um acordo coletivo, por meio de sindicatos que chegarão a um consenso com os empregadores.
O Ministro do Trabalho argumenta que a portaria que hoje vale é inconstitucional porque a Lei 10.101/2000, que regulamenta o comércio, permite o trabalho nos feriados desde que seja “autorizado em acordo coletivo de trabalho e em conformidade com a legislação municipal”.
O governo promete que cerca de 200 atividades consideradas essenciais estarão isentos de acordos coletivosa decisão tomada entre empregador e empregado é suficiente.
Profissionais que serão afetados pelas mudanças na carga horária
É válida medida que altera acordo para trabalho aos domingos e feriados para quem atua em 13 dos 28 segmentos do setor de comércio e serviçoscomo:
- varejistas de pescado;
- varejistas de carne fresca e caça;
- varejistas de frutas e vegetais;
- varejistas de aves e ovos;
- varejistas de produtos farmacêuticos (farmácias, incluindo manipulação de receitas);
- comércio de artigos regionais em estâncias hidrominerais;
- comércio em portos, aeroportos, estradas, estações rodoviárias e ferroviárias;
- comércio de hotéis;
- comércio em geral;
- atacadistas e distribuidores de produtos industrializados;
- revendedores de tratores, caminhões, automóveis e veículos similares;
- comércio varejista em geral;
- comércio a retalho em supermercados e hipermercados, cuja atividade predominante é a venda de produtos alimentares, incluindo os transportes que lhe estão associados.
Quando entrará em vigor a portaria que altera o funcionamento aos domingos e feriados?
Após algumas prorrogações, sendo a última em 1º de agosto deste ano, agora o Portaria nº 3.665 que exige acordo coletivo para trabalho aos domingos e feriados entrará em vigor em:
- 1º de janeiro de 2025.
O decisão de adiar o padrão foi tomada pelo governo porque ainda gera atritos entre poder público, empresas e sindicatos.
Os empregadores justificam que fazer um acordo coletivo com os sindicatos gera custos, tempo e dificulta o relacionamento que eles têm com os próprios funcionários.
Hoje, ao trabalhar aos domingos e feriados, o empregado receber salário em dobro pelo dia trabalhado. E se fizer hora extra, o valor liberado também pode aumentar em 100%.
Participe da comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj