Os trabalhadores brasileiros que têm direito ao abono salarial do PIS/PASEP referente ao ano de 2022 estão sendo solicitados a fazer o saque antes do prazo. O benefício, que varia de acordo com o tempo de trabalho no ano base e o salário recebido, pode ser uma ajuda significativa para muitos brasileiros neste momento.
Quem tem direito ao PIS/PASEP tem até 27 de dezembro para sacar o benefício. A última parcela do pagamento foi liberada no dia 15 de agosto para os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o PIS/PASEP, confira. Aproveite para entender melhor os saques no vídeo do especialista Ariel França, colaborador de FDR.
Quem tem direito ao subsídio?
Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve atender a alguns critérios, como:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano base (2022);
- Ter recebido até dois salários mínimos de remuneração média mensal durante o período trabalhado;
- Tenha seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
Como consultar e sacar o benefício?
- Consulta: Trabalhadores podem verificar se têm direito ao bônus por meio dos aplicativos Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador e Caixa Tem;
- Saque: o pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal, e os saques podem ser feitos em contas da Caixa, pelo aplicativo Caixa Tem, em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou agências. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil, e os saques podem ser feitos em contas bancárias, por transferência ou nas agências.
O que é PIS/PASEP?
O PIS/PASEP é um programa social que visa complementar a renda dos trabalhadores. É a combinação de dois programas:
- PIS: Programa de Integração Social. É destinado aos trabalhadores do setor privado, ou seja, aqueles que possuem carteira assinada;
- PASEP: Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público. Destina-se a servidores públicos (civis e militares).
A principal função do PIS/PASEP é distribuir aos trabalhadores parte dos recursos arrecadados por meio de contribuições feitas pelas empresas e pelo governo. Esse dinheiro é depositado em uma conta vinculada ao CPF do trabalhador e pode ser sacado em determinadas situações, como no abono salarial.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
o’que significa refin
whatsapp pan fgts
cartão de crédito consignado bmg
rastreio cartão pan
consignados inss ultimas noticias
emprestimo em dinheiro aa
telefone 0800 banco itaú