Você 20,8 milhões de titulares do Bolsa Família podem ter seu pagamento bloqueado. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) admitiu que o pente fino nos cadastros continua e, portanto, há chance de algumas famílias terem seus pagamento bloqueado por irregularidades.
Mensalmente, o governo federal, por meio do MDS, faz uma espécie de revisão dos dados do Cadastro Único. Para isso, cruza a informação que tem na sua base de dados com outras bases de dados públicas. É neste processo que Bolsa Família pode ser bloqueado.
Quando o Bolsa Família é bloqueado?
Bolsa Família é bloqueado quando o governo identifica qualquer tipo de irregularidade no cadastro de beneficiários. Contudo, esta medida é preventiva e permite ao titular do benefício contestar a decisão de receber o pagamento novamente.
O bloqueio pode acontecer em situações como:
- As crianças e jovens em idade escolar frequentam menos de 80% das aulas por mês;
- Crianças até 7 anos não fazem acompanhamento nutricional semestralmente (realizado no posto de saúde, onde são aferidos peso e altura);
- Gestantes que não estejam fazendo pré-natal;
- Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa;
- Apresentar divergência de dados no Cadastro Único;
- Ter Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos.
Para o Regra de Proteçãomesmo que a renda familiar seja superior a R$ 218 mensais eles podem ser mantido no programa por dois anos. eu explico sobre isso nesta matéria.
Como posso verificar se o Bolsa Família foi bloqueado?
Para verifique se o Bolsa Família foi bloqueado e se preparar para o mês de agosto, o titular do benefício pode utilizar canais como:
- App Bolsa Família – basta fazer login com seu CPF;
- App Caixa Tem – clicando na opção “Bolsa Família” e selecionando “Verificar saldo”;
- Ligar para a Caixa – telefone 111;
- Ligar para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121.
O que fazer quando o Bolsa Família está bloqueado
No caso de bloqueio do Bolsa Família O titular do benefício, representante do grupo, deverá cumprir a exigência que originou o bloqueio. Por exemplo, vacinar crianças ou fazer acompanhamento nutricional.
Você também pode encontrar documentos que comprovem o seu limite de renda e justifiquem a ausência dos filhos na escola. Com estas provas em mãos o próximo passo é:
- Agende um comparecimento no CRAS mais próximo;
- Atualizar os dados do Cadastro Único;
- Apresentar os documentos necessários;
- Aguarde o lançamento.
Se o sistema entender que a família tem direito, devolve o pagamento que foi retido.
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