O governo federal confirmou a aplicação do pente fino através de benefícios do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social), funciona como um processo de revisão. A ideia é conseguir cortar aqueles que não têm o direito pagamento e fornecer alívio financeiro para as contas públicas.
O governo estima que 600 mil benefícios do INSS serão cortados com um pente fino, trazendo poupanças de milhares de milhões de dólares às autoridades públicas. Diante das informações, muitos aposentados ficaram com medo de ter seus benefício previdenciário suspenso ou cancelado.
Quem pode ter o benefício do INSS cortado?
Inicialmente, aposentados e pensionistas não estão na mira do pente fino do INSS. A ideia do Ministério da Previdência Social é cortar benefícios por invalidez, como auxílio-doença e o BPC (Benefício de Continuação).
O BPC deverá ser o primeiro benefício a ser analisado. Na última sexta-feira (26) o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) publicou duas portarias regulamentando quem passará pelo pente fino:
- Quem não está inscrito no Cadastro Único;
- Quem possui dados desatualizados no Cadastro Único há mais de 48 meses (quatro anos);
- Aqueles que foram descobertos ao cruzar dados públicos com renda acima do limite permitido (1/4 do salário mínimo por pessoa da família), ou descumprindo alguma outra exigência.
Como funcionará o pente fino do INSS?
No caso do auxílio-doença, as pessoas convocadas deverão submeter-se a um novo exame médico. Mas esse procedimento ainda deverá ser regulamentado pelo INSS, o que ainda não aconteceu.
O que foi decidido pelo Instituto em conjunto com o MDS e com o Ministério da Segurança Social é que o Um pente fino no BPC funcionará assim:
- Os candidatos ao BPC, ou seu responsável legal, terá que realizar cadastro biométricoa partir de 1º de setembro de 2024, nos registros da Carteira Nacional de Identidade (CIN), Cartão Eleitoral ou Carteira Nacional de Dirigente (CNH);
- O INSS cruzará os dados mensalmente para verificar se os critérios de renda do grupo familiar são mantidos e se o benefício é acumulado com outras rendas;
- Mensalmente, o INSS enviará ao MDS a lista dos beneficiários que terão o bloqueio cautelar;
- Essas pessoas bloqueadas serão avisadas sobre o bloqueio por meio do App Meu INSS, ou por extrato bancário;
- Os beneficiários do BPC que não tiverem seu cadastro atualizado há mais de 48 meses serão solicitados a comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de onde residem;
- O prazo de inscrição ou atualização cadastral é de 45 dias para municípios com até 50 mil habitantes, e de 90 dias para municípios com mais de 50 mil habitantes.
A última consequência, para quem não cumpre os prazos, é ter o cancelamento total do seu benefício.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj