O programa de renegociação de dívidas criada pelo governo federal, a Desenrola Brasil, já terminou em todo o país. Quem não aproveitou para limpar o nome ainda tem outras alternativas para recuperar o crédito. FDR apresenta alguns agora.

Depois de grande sucesso, o Desenrola Brasil foi fechada no dia 20 de maio este ano. Tornou possível renegociação de dívidas com até 90% de desconto sobre o saldo devedor. Agora, quem quiser limpar o nome precisa recorrer a outras ferramentas.
De acordo com o Mapa da Inadimplência elaborado pela Serasa, 72,54 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em maio deste ano. O número representa uma queda em relação aos meses anteriores, mas ainda é elevado.
No total, a Desenrola negociou aproximadamente R$ 53 milhões em dívidas, mais de 15 milhões de pessoas aproveitaram o programa. É interessante que o consumidor saiba que mesmo as dívidas com mais de 5 anos precisam ser pagas.
Como renegociar dívidas?
Serasa
Com o Serasa Limpa Nome é possível renegociar a dívida parcelada e com até 90% de desconto. O pagamento pode ser feito de forma segura via boleto bancário ou PIX. Após o pagamento, seu nome será limpo em até 5 dias.
Diversas empresas aderiram à renegociação, incluindo Nubank, Banco do Brasil, Claro, Neoenergia, Light, Enel, Natura, Avon, Mercado Livre, Havan e outras. A Serasa também oferece empréstimos para quitação de dívidas com juros de 1,09% ao mês.
Existem algumas formas de renegociar pelo Serasa:
- Aplicativo Serasa – disponível para Android e iOS, via ou na App Store.
- WhatsApp oficial da Serasa – negociação via número (11) 99575-2096.
- Serasa nos Correios – São mais de 6 mil agências dos Correios em todo o Brasil para negociar suas dívidas. Clique aqui para saber como renegociar pessoalmente.
Pelo aplicativo, o consumidor pode emitir segunda via das notas fiscais e acompanhar o andamento dos contratos.
Direto com empresas
O consumidor pode procure diretamente empresas nas quais você tem dívidas para renegociar. Nesse caso, é possível até conseguir ofertas melhores, pois a negociação é direta.
Mas atenção, é importante buscar sempre os canais oficiais. Se possível, é interessante até ir até as unidades da empresa, essa ação pode evitar que o cidadão caia em golpes.


Dicas para renegociar dívidas
Você tem tenha cuidado ao efetuar o pagamento, muitos criminosos aproveitam o vazamento de dados para vitimizá-los. Se o pagamento for feito via PIX, por exemplo, é interessante olhar o nome de quem receberá a transferência.
Caso receba uma ligação suspeita, desligue o telefone e tente entrar em contato com a empresa credora o mais rápido possível. Nunca forneça informações sobre essas chamadas recebidas.
Use o canais de comunicação oficiais, como dito anteriormente, se possível vá até a empresa e renegocie pessoalmente. Caso não seja possível, procure informações nos sites ou redes sociais da própria empresa. No caso dos bancos, você encontra os telefones oficiais no próprio cartão.
Leia o contrato Com atenção, se você não conhece algum termo, pesquise-o e fique atento a detalhes que podem acabar passando sua falta. Neste momento, vale pedir ajuda a uma pessoa de confiança.
Em prioridade para dívidas maiores, geralmente são os que apresentam as taxas de juros mais pesadas. Faça uma negociação dentro do seu orçamento, ou seja, dentro do que você realmente pode pagar.
Tentar reduzir o número de parcelas, as taxas de juros provavelmente serão mais baixas; Também é interessante fazer o cálculo e conferir quanto você vai pagar no total. Na verdade, vale lembrar que o portabilidade de dívida Já é válido em todo o país.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o governo tem um novo Desenrola, agora voltado para micro e pequenos empreendedores.
No vídeo abaixo, o colunista do FDR, Ariel França, apresenta outra alternativa de renegociação, o Desenrole Fies:
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
bancos conveniados inss
pan saque aniversário
cnpj ipsm
empréstimo pessoal taxas de juros
pagamento consignado
emprestimo bolsa familia voltou
quanto é o juros do consignado