O INSS está fazendo uma programa de revisão de benefícios para aposentados, o popular “Pente-Fino”. A intenção é verificar se os benefícios estão sendo pagos regularmente e caso não estejam, cancelá-los. Esta medida começará no próximo mês e FDR irá ajudá-lo a se preparar.
Ó Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciou a implementação do monitoramento, análise e investigação de indícios de irregularidade nos Benefícios, o pente de dentes finos. Essa medida existe desde 2003, mas agora ganha novas ações. Esse programa deve atingir primeiramente aqueles que estão usufruindo do Benefício de Incapacidade Temporária (auxílio-doença). Mas não é exclusivo desse público, mais pessoas também serão afetadas.
Com essa revisão, o INSS pretende identificar pagamentos irregulares e cancelá-los, reduzindo o orçamento federal. Só até maio deste ano, foram extintos 37.325 benefícios e suspensos 20.375. Essas medidas resultaram em uma redução de custos de R$ 750,85 milhões em pagamentos indevidos.
Revisão dos Benefícios do INSS
- O INSS informou que Revisão de benefícios começa em agosto.
- No entanto, quem está usufruindo do auxílio-doença e liga para a Central 135 para solicitar prorrogação foi encaminhado perícia médica presencial.
- Essas pessoas deverão apresentar documentação médica que justifique o afastamento.
- Após a largada, quem receber o Benefício de Pagamento Contínuo Você também poderá ser chamado para um exame presencial caso sejam identificadas inconsistências nas informações.
Segundo a colunista Lila Cunha, especialista do FDR, o INSS alterou a prorrogação do Benefício por Incapacidade Temporária.
Notificação sobre revisão de benefícios do INSS
- Segundo o Instituto, a notificação tem como objetivo informar o segurado sobre a apresentação de argumentos, provas e declarações. Por outras palavras, permite aos cidadãos defenderem-se contra acusações.
- Após o recebimento da notificação, o segurado terá 30 dias para apresentar documentos pessoais (identidade, CPF, laudos e exames médicos e, se for o caso, receitas de medicamentos de uso contínuo).
- O exame deverá ser agendado pelo segurado através do requerimento ou Site do meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.
- As notificações poderão ser feitas das seguintes formas:
- Preferencialmente, através da rede bancária ou por via eletrónica;
- Por correio, por carta registada com aviso de recepção – AR;
- Presencialmente, quando entregue ao interessado; ou
- Mediante notificação, nos casos de devolução do AR da carta registrada quando o beneficiário ou interessado não for localizado.
- A recomendação do INSS é que Todos os segurados deverão manter o CPF regularizado e os dados de contato atualizados.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj