Como Meu INSS É possível agilizar o atendimento e ter acesso a pelo menos 10 serviços sem precisar sair de casa. O acesso é muito simples e ajuda a reduzir filas nos órgãos da Previdência Social. Veja como usar o serviço agora mesmo.
O ano era 2018 e o governo federal estava revolucionando ao criar o Meu site do INSS, atualmente também disponível em uma versão de aplicativo. O sistema agiliza o atendimento aos aposentados, pensionistas e segurados do INSS. Com ele, você pode solicitar benefícios, acompanhar pedidos, acessar extratos de pagamentos e até tirar dúvidas.
A principal vantagem é ter acesso aos serviços sem precisar sair de casa e enfrentar filas nos órgãos da Previdência Social. Ah, o o serviço é gratuitobasta ter acesso à internet.
Atualização de dados via Meu INSS
Na página inicial a primeira opção é “Meu Cadastro”, clicando nesta opção você terá acesso às suas informações. Basta clicar em “Adicionar” e a página de atualização dos dados cadastrais será carregada.
É possível atualizar endereço e detalhes de contato. Aliás, a orientação do INSS é que todos os segurados mantenham seus dados atualizados. Isso porque a partir de agosto o pente fino começará a revisar benefícios e poderá gerar suspensões e até cancelamentos. Vale lembrar que a atualização dos dados é uma das exigências do BPC e da inscrição no Cadastro Único.
A especialista do FDR, Lila Cunha, apresenta o documentação necessária para cadastro no CadÚnicoclique aqui e confira.
Solicitação de Benefício de Doença on-line
O segurado que necessita ficar afastado do trabalho por mais de 15 dias Por estar doente, você pode solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária. Pelo site é possível realizar um exame médico virtual, que dispensa exame presencial.
O sistema também permite extensão da ajudaque acaba de sofrer alterações, ou seja, a solicitação deve ser feita em até 15 dias antes do vencimento do benefício.
Benefício adicional de 25%
Quem é esse aposentado por invalidez permanente, da antiga pensão de invalidez, poderá ter direito a um adicional de 25%. Esse acréscimo é pago aos aposentados que dependem de outras pessoas para realizar atividades diárias, como alimentação e banho.
Este valor adicional destina-se a pagar um cuidador que ficará responsável pelo acompanhamento dessa pessoa. Vale lembrar que essa modalidade de aposentadoria é concedida com base no auxílio-doença.
Para solicitar o valor adicional, basta acessar o site, clicar em “Novo Pedido” e digitar “acréscimo de 25%”. O segurado deverá então enviar documentação médica que comprove a necessidade do benefício adicional.
Pagar INSS como contribuinte individual
Geralmente, o INSS é descontado diretamente do salário do trabalhador. Mas, trabalhadores domésticos e até estudantes maiores de 16 anos podem fazer a contribuição individualmente.
Nesse caso, a alíquota será de 11% do salário mínimo ou 20% do valor de pagamento definido. Qualquer pessoa cadastrada no CadÚnico poderá efetuar o pagamento conforme contribuinte facultativo de baixa rendaneste caso a alíquota é de 5% do salário mínimo.
Também é possível emitir a Guia da Previdência Social (GPS) em atraso.
Solicitação de aposentadoria pelo Meu INSS
On-line você pode solicitar:
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição/Idade Urbana
- Aposentadoria por Idade Rural
- Aposentadoria de Pessoas com Deficiência com base no Tempo de Contribuição
- Aposentadoria de Pessoas com Deficiência por Idade
- Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade
Basta clicar em “Serviços” > “Aposentadoria” e depois selecionar a modalidade desejada.
Solicitação de benefícios do INSS online
Além da aposentadoria, o sistema também permite solicitar:
- Auxílio à Inclusão para Pessoas com Deficiência
- Ajuda Prisional
- Benefícios Assistenciais (BPC)
- Benefício por invalidez
- Pensão
- Salário maternidade
- Seguro Desemprego para Pescador Artesanal (SDPA)
Basta clicar em “Serviços” e selecionar o benefício desejado.
Extrato de benefícios on-line
O segurado pode emitir o extrato de pagamento e extrato de empréstimo. Ambos estão disponíveis na página inicial do Meu INSS.
Emissão do Cartão de Beneficiário
Qualquer pessoa que receba benefício do INSS pode emitir cartão. Com ele você tem acesso gratuito ao transporte público, descontos em passagens e alguns serviços.
Nesta matéria Vou te ensinar como emitir o cartão que dá acesso ao transporte gratuito.
Acesso a informações de solicitação de benefícios
O segurado pode verificar a situação do seu benefício, e ainda recorrer do pedido negado. Neste caso, o procedimento deverá ser realizado em até 30 dias após a decisão. O pedido será analisado pelo Conselho de Recursos da Segurança Social (CRPS), que emitirá a sua decisão. Depois disso, você pode acompanhar pelo site ou pela Central 135.
Autorização do consignatário do INSS
Por regra, todos os benefícios são concedidos com bloqueio do destinatário. Para utilizar este serviço o segurado deverá desbloqueá-lo através do site. No crédito consignado, as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento. Por isso também é interessante acompanhar o depoimento.
Todos os serviços são prestados por Meu site do INSS.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj