No início deste mês de julho INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou portaria alterando os prazos para renovação do benefício doença. O trabalhador continua tendo direito à renovação do benefício, mas agora com novidades nesta fase.
A portaria que fixa os prazos para solicitação do prorrogação do benefício doença foi publicado em conjunto entre o INSS e a Previdência Social. A partir deste mês, não será mais permitido extensão para perícia documentalvia atestado médico, e agora o processo é presencial.
Prazos para prorrogação do auxílio-doença no INSS
Ó pedido de prorrogação do benefício doença deverá ser feito 15 dias antes do término estipulado na comunicação do INSS ao segurado. Quando o salário é aprovado, o trabalhador já recebe um documento com o data de início e término do pagamento.
A perícia médica para comprovar se o cidadão deve ou não se afastar de suas atividades dependerá do período em que ele precisa de licença:
- até 30 dias: a avaliação será agendada automaticamente para a data de cessação (término) do benefício;
- superior a 30 dias: o benefício é prorrogado automaticamente por mais 30 dias, sem agendamento de avaliação, que permanecerá até a data de término do benefício.
Este período de ausência pode ser recomendado por outro médico e comprovado por certidão que será anexada ao pedido de renovação.
Como posso solicitar a prorrogação do auxílio-doença do INSS?
Ó pedido de prorrogação do auxílio-doença no INSS É feito online, por meio da plataforma Meu INSS. É importante que o trabalhador esteja atento aos prazos, e que apresente atestado e/ou laudo médico sem rasuras.
- acesse Meu INSS e faça login;
- escolha a opção benefício por invalidez;
- clique em Serviços Disponíveis;
- escolha Solicitar Novo Benefício;
- leia as instruções e clique em próximo;
- é necessário anexar os documentos solicitados;
- ele pode optar por receber notificações via WhatsApp ou fazer o acompanhamento pelo telefone 135;
- então você precisa confirmar os detalhes do pedido;
- na etapa seguinte, deverá ser informado se a deficiência é temporária ou permanente; se o titular do benefício estiver preso em regime fechado e se tiver ocorrido acidente de trabalho;
- em seguida, anexe (em PDF) o documento médico, documento de identificação com foto e insira alguns dados do documento médico;
- revise os documentos adicionados e clique em próximo;
- na próxima etapa será necessário informar o vínculo empregatício;
- em seguida, o segurado deverá indicar a agência do INSS e o local de pagamento, além de informar o CEP;
- A tela final solicitará ao segurado que confirme todas as informações e, se estiverem corretas, siga em frente.
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