Os brasileiros podem desfrutar de um reforma antecipada concedido a menores de 65 anos. Atualmente, esta é a idade mínima para os homens se aposentarem, enquanto as mulheres devem ter pelo menos 62 anos. Veja como se aposentar antes dos 60 anos.
Depois de diversas mudanças, algumas dúvidas sobre as pensões do INSS são normais. Em teoria, as regras estabelecem que os trabalhadores só podem reformar-se aos 60 anos. No entanto, algumas situações justificam umareforma antecipada e com os mesmos direitos.
Em regras gerais, o profissional Você deve ter 65 anos se for homem e 62 anos se for mulher para se aposentar. Também é necessário ter pelo menos 180 contribuições, equivalentes a 15 anos. No caso da aposentadoria rural, a idade é reduzida em 7 anos para as mulheres e 5 anos para os homens.
Aposentadoria sem idade mínima
Existem algumas formas de antecipar a aposentadoria, uma delas é tempo de contribuição ao INSS. Nessa modalidade, o INSS avalia quantos anos um trabalhador pagou a contribuição mensal, sendo necessário 30 anos para as mulheres e 35 para os homens.
Outra alternativa é aposentadoria de pontos, onde há a soma da idade do trabalhador + tempo de contribuição. Nesse caso, ele precisa marcar 88 pontos para as mulheres e 98 pontos para os homens.
Para os anos de 2025 e 2025 a pontuação aumentará para 89 pontos para as mulheres e 99 pontos para os homens. A estabilidade será alcançada em 2027, quando será necessário: 90 pontos para as mulheres e 100 pontos para os homens.
Por aposentadoria por invalidez
O INSS também oferece aposentadoria por invalidez permanente. Deve ser analisado separadamente dos demais, pois possui uma característica importante: só é concedido quando o trabalhador não tem mais condições de exercer suas atividades.
Para isso, eles precisam passar por uma remanejamento profissional, momento em que serão colocados em outras funções. Em geral, o profissional recebe primeiro o benefício por incapacidade temporária e só depois pode ser aposentado nesta modalidade. Neste artigo explico como você transforma o auxílio-doença em aposentadoria.
Esta é outra modalidade que não considera a idade do trabalhador, mas sim a sua condição física para exercer as suas atividades. Para isso, ele passa por exame médico no INSS. Para ter acesso ao Benefício por Incapacidade Permanente é necessário ter pelo menos 12 meses de contribuições.
Segundo a colunista especialista do FDR, Laura Alvarenga, quem se aposentar por invalidez pode receber um adicional de 25% sobre a pensão.
Aposentadoria especial
Outra modalidade que deve ser analisada separadamente, pois, como o nome sugere, trata de situações especiais. Destina-se a profissionais expostos a fatores de risco à saúde. Entre os fatores considerados estão: calor, ruído ou substância tóxica.
Para reduzir o tempo de exposição, o Instituto Nacional do Seguro Social aposenta esses profissionais precocemente, ou seja, antes dos 60 anos. Esse sistema leva em consideração três fatores: idade do trabalhador + tempo de contribuição + tempo de exposição ao agente. Com isso, foram definidos os seguintes requisitos:
- 55 anos de idade e 15 anos de trabalho com exposição a agentes nocivos à saúde e mesmo tempo de contribuição;
- 58 anos de idade por 20 anos de contribuição e atividade profissional exposta a agente causador de risco à saúde;
- 60 anos a 25 anos trabalhando e contribuindo sob risco de saúde.
A exposição precisa ser comprovada e o profissional passará por exame médico, onde o perito poderá aprovar ou não a concessão.
Clique aqui e confira uma lista de profissões que podem ter acesso à aposentadoria especial. Todas as modalidades mencionadas nesta matéria poderão ser solicitadas através do Meu INSS.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj