A regulamentação de um Aposentadoria INSS está sendo debatida pelos Deputados Federais. Modalidade garante o afastamento definitivo dos trabalhadores “antecipadamente”. As regras para se reformar antes dos 60 anos já podem ser consultadas.
Os profissionais que trabalhavam com carteira assinada ganharam a oportunidade de “antecipar” o merecido descanso da vida profissional. A Aposentadoria especial é concedida pelo INSS a partir dos 55 anos. Para isso, é importante atender a todos os requisitos dessa modalidade.
Como o nome sugere, trata-se de uma modalidade diferente de aposentadoria, que não está disponível para todos os cidadãos. A grande maioria necessita de facto atingir a idade mínima, a partir dos 60 anos, para se reformar.
Requisitos para aposentadoria por idade em 2024
De acordo com as regras gerais, aplicadas a todos os cidadãos, é necessário ter 65 anos se for homem e 62 anos se for mulher. O INSS também exige que o trabalhador tenha pelo menos 180 contribuições, o equivalente a 15 anos.
No caso da aposentadoria rural, a idade é reduzida em 7 anos para as mulheres e 5 anos para os homens.
Aposentadoria sem idade mínima
Com a aposentadoria baseada no tempo de contribuição, o que importa é o tempo total que o trabalhador contribuiu para a Previdência Social. Para as mulheres são exigidos 30 anos de contribuição e para os homens, 35 anos.
Este ano, o INSS também possibilita aposentadoria de pontos, onde há a soma da idade do trabalhador + tempo de contribuição. Nesse caso, ele precisa marcar 88 pontos para as mulheres e 98 pontos para os homens.
Para os anos de 2025 e 2025 a pontuação aumentará para 89 pontos para as mulheres e 99 pontos para os homens. A estabilidade será alcançada em 2027, quando será necessário: 90 pontos para as mulheres e 100 pontos para os homens.
Ainda existe o aposentadoria por invalidez permanente, anteriormente chamada de aposentadoria por invalidez. É concedido aos trabalhadores que não conseguem retornar às suas atividades laborais após a reabilitação profissional.
A aposentadoria por invalidez também não considera a idade do profissional, neste caso o período mínimo de carência é de 12 meses. Para se aposentar nesta modalidade é preciso primeiro requerer o benefício por invalidez temporária.
Segundo Laura Alvarenga, especialista do FDR, quem se aposentar por invalidez pode receber um adicional de 25% sobre a pensão.
Aposentadoria especial
A aposentadoria especial foi criada para um determinado grupo, pessoas expostas a fatores de risco à saúde. Isto inclui calor, ruído ou substâncias tóxicas. Eles recebem aposentadoria a partir dos 55 anos.
Neste sistema o Instituto Nacional de Segurança Social leva três fatores em consideração: idade do trabalhador + tempo de contribuição + tempo de exposição ao agente. Assim, são considerados os seguintes grupos:
- 55 anos de idade e 15 anos de trabalho com exposição a agentes nocivos à saúde e mesmo tempo de contribuição;
- 58 anos de idade por 20 anos de contribuição e atividade profissional exposta a agente causador de risco à saúde;
- 60 anos a 25 anos trabalhando e contribuindo sob risco de saúde.
Após a solicitação, o profissional deverá passar por uma perícia médica em uma agência da Previdência Social. É nesse momento que a aposentadoria pode ou não ser recomendada.
Esta reforma é tão importante que já existe um projeto para alargá-la aos trabalhadores do Regime Geral da Segurança Social. O tema foi debatido na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 03.
Quer saber quais profissões estão aprovadas para aposentadoria especial? Então, Clique aqui e confira um artigo especial preparado por mim.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj