Nas últimas semanas, o Governo Federal anunciou algumas mudanças em relação ao pensões de idade mínima. As novas regras levam os segurados a questionar a possibilidade de antecipação do benefício.
No início deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)implementou alguns ajustes nas leis previdenciárias decorrentes da Reforma da Previdência aprovada em 2019. Essas mudanças trouxeram impactos consideráveis nas regras de pensões de idade mínimaincluindo a introdução de novos limites, especialmente para as mulheres.
Agora o aposentadoria por idade mínima requer 63 anos e 15 anos de contribuições, em vez dos 60 anos anteriores. Em teoria, os novos limites dão a impressão de que o benefício pode ser antecipado. Enquanto isso em Aposentadoria por tempo de contribuiçãoo requisito de 30 anos foi eliminado em 2019.
Contudo, uma nova modalidade de aposentadorias, foi introduzido benefício por invalidez, sem exigência de idade mínima, para as mulheres. A aposentadoria por idade mínima exige prova de uma condição médica que impossibilite o trabalho.
Além disso, é necessário ter 12 meses de contribuições antes de solicitar o benefício. No caso das mulheres, há isenções do período de carência se a doença estiver relacionada com o ambiente de trabalho ou se apresentarem um quadro médico grave, específico e irreversível. Neste artigo apresento a lista completa de Benefícios do INSS. Confira!
Quais são as regras para pensões de idade mínima?
De acordo com as atuais regras de reforma por idade, com exceção das regras de transição, o direito a esta modalidade é adquirido pelos homens com 65 anos e com 15 anos de contribuições. No caso das mulheres, elas devem ter idade mínima de 62 anos e seis meses e 15 anos de contribuição.
E não é só isso, o tempo mínimo de contribuição também varia para quem ingressou no Regime Geral da Segurança Social, ou seja, trabalhadores do setor privado, a partir de 12 de novembro de 2019.
Nas circunstâncias destas pessoas, a idade mínima é de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres, com 20 anos de contribuição para ambos. Quem estava perto de se aposentar na época da Reforma da Previdência deve ficar atento a algumas regras especiais de transição.
Aposentadorias do INSS antes da idade mínima
A regra básica para conseguir a aposentadoria acaba sendo a idade, mas o tempo de contribuição também é fundamental para o cálculo. Existem algumas regras de transição para quem já atingiu o tempo de contribuição exigido. Isso permite a aposentadoria antes da idade mínima.
Caso o segurado não se beneficie de nenhuma regra de transição, deverá atingir a idade mínima, além do tempo mínimo de contribuição.
Como calcular o valor das pensões do INSS por idade mínima?
O próprio portal do INSS divulga o valor da aposentadoria que será recebida pelo trabalhador. O cálculo é feito com base na média de todos os salários que o trabalhador recebeu a partir de julho de 1994. Os valores recebidos antes deste período não são considerados para cálculo.
Caso queira calculá-lo manualmente, o valor do benefício de aposentadoria corresponderá a 60% da média aritmética de todos os salários de contribuição após julho de 1994, com acréscimo de 2 pontos percentuais para cada ano de contribuição que ultrapasse 15 anos. para mulheres e 20 anos para homens.
O valor não pode ser inferior ao salário mínimo nem superior ao teto estabelecido para o Regime Geral de Segurança Social. Atualmente, o teto do INSS é de R$ 7.507,49. Ou seja, é possível aumentar o valor que você receberá como benefício, desde que o trabalhador esteja disposto a aumentar o tempo de contribuição, segundo especialistas.
Simulador de aposentadoria INSS
A aposentadoria do INSS é determinada com base na média dos 80% do maior salário de contribuição do segurado desde julho de 1994.
Além disso, o valor da aposentadoria também é influenciado pelo fator previdenciário, cálculo que leva em consideração a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de vida. Esses fatores conjuntos determinam o valor final da aposentadoria.
O cálculo da aposentadoria do INSS pode ser feito simplesmente através da calculadora disponível no FDR. Para usar esta ferramenta, siga estas etapas:
-
Informar o sexo (feminino ou masculino);
-
Digite sua idade atual;
-
Informe com que idade pretende se aposentar;
-
Informar o tempo de contribuição (anos trabalhados) até o momento;
-
E por fim, informe o valor médio de todos os diferentes salários durante o período de contribuição (somar todas as variações salariais e dividir pelo mesmo valor).
Participe da comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj