O Instituto Nacional de Segurança Social emitiu um alerta aos Beneficiários do BPC de todo o país. Um novo golpe está sendo aplicado no Brasil e atinge justamente essa parcela da população. A intenção dos criminosos é roubar dinheiro dos idosos; veja como se proteger.
Todos os dias centenas de brasileiros são vítimas de fraudes, alguns deles são beneficiários do BPC. O próprio INSS veio a público alertar os segurados sobre o novo golpe. Os criminosos têm entrado em contato com os segurados informando que o pagamento já foi liberado.
O Benefício de Prestação Continuada é assistencial e administrado pelo INSS, e somente o Instituto pode autorizar o pagamento.
Golpe contra beneficiários do BPC
- Um funcionário do INSS no Rio de Janeiro identificou prática criminosa contra idosos que solicitam o BPC.
- Esses idosos receberam um mensagem via WhatsApp ou via SMS informando o direito ao benefício.
- Acontece que essas pessoas não tinham cadastro no BPC, então acabam ficando muito empolgadas ao receber a confirmação do pagamento.
- A mensagem supostamente enviada pelo INSS informa data, horário e local que o cidadão deverá comparecer.
- Além disso, um boleto de cobrança do “serviço prestado”.
- No caso identificado, o golpista realmente solicitou o benefício e se inscreveu como advogado. Com isso ele poderia realizar diversas ações em prol do idoso.
- Como o BPC é concedido sem perícia médica Descobrir golpes como esse acaba sendo mais difícil.
- Essa situação específica só foi descoberta porque o idoso compareceu ao serviço de “socialização de informações” realizado em uma agência do Norte-Fluminense.
- Ao informar que recebeu uma mensagem junto com uma fatura.
- Acontece que O INSS não cobra pela aprovação de benefícios, por nenhum deles.
- Recentemente, a equipe de FDR descobriu que criminosos usavam nomes de sites para atrair vítimas. O próprio FDR estava entre os portais usados pelos golpistas. A especialista do FDR, Lila Cunha, explica melhor e ajuda você a evitar se tornar uma vítima.
Mensagem de fraude
Confira abaixo a mensagem que foi enviada ao cidadão (algumas informações foram suprimidas por questões de segurança):
Querido fulano, como você está?
Sou o representante financeiro da NOME DA EMPRESA.
Seu benefício estará disponível para recebimento no dia (07/02/2024 às 09h30).
Preciso que você compareça ao banco na data e horário acima munido dos seguintes documentos:
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
–RG
-CPF
– Prova de endereço
ENDEREÇO DO BANCO
Banco Itaú
Endereço: XXXXXX, Nº X – Campos dos Goytacazes – RJ
DADOS FINANCEIROS
Valor liberado pelo INSS: R$ 895,00
Taxa de escritório: R$ 423,60
FATURA PARA PAGAMENTO DE TAXAS DE ESCRITÓRIO
Uma fatura será enviada após todas as confirmações.
PEÇO QUE LEIA TUDO COM ATENÇÃO E CONFIRME SE TUDO ESTÁ CERTO, PARA QUE EU POSSA GERAR A FATURA. QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO. RESPONDEREI O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
Como se proteger do golpe?
O INSS alerta os segurados sobre algumas práticas que podem ajudá-los a se proteger do golpe:
- O INSS nunca entra em contato direto com os cidadãos.
- Também não solicita o envio de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagens. Aliás, o Instituto já esclareceu a questão do envio de documentos por email.
- O canal digital oficial para envio de documentos é o Site do meu INSS ou aplicativo, disponível para Android e iOS.
- Caso seja necessário enviar um SMS, o INSS utilizará o número 280-41.
- O INSS nunca envia links de SMS, apenas informa sobre o andamento dos processos.
- Somente no aplicativo gov.br o cidadão pode ter biometria facial.
- Toda chamada feita pelo INSS para apresentação de documentos também fica registrada no portal Meu INSS e pode ser verificado pelo centro 135.
- Ao ligar para o número 135, o atendente pedirá a confirmação de algumas informações, procedimento de segurança para todas as ligações.
- Utilize apenas os canais oficiais aqui mencionados e, em caso de dúvidas, contacte uma Agência da Segurança Social.
- Mantenha seus dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço. Essa atualização deve ser feita via Meu INSS ou pelo telefone 135.
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