Ó Benefício por Invalidez Permanenteanteriormente chamado por aposentadoria por invalidez, continua sendo pago pelo INSS. Destina-se aos trabalhadores que não podem mais exercer atividades laborais. Não foi só o nome que mudou, outras mudanças também foram feitas.
Os benefícios do INSS sofreram alterações nos últimos tempos. Entre eles o pela aposentadoria por invalidez, que pode ser concedido a mais pessoas. O valor é pago aos trabalhadores que estão impossibilitados de exercer suas atividades funcionais.
O Benefício por Incapacidade Permanente é recomendado pelo perito do INSS após exame detalhado.
Quando é recomendada a aposentadoria por invalidez?
De acordo com as regras, é concedido a partir do Benefício por Incapacidade Temporária, o antigo auxílio-doença. Isso significa que para solicitá-lo é necessário passar pelos demais processos do benefício.
O que nem todos sabem é que a aposentadoria por invalidez é concedida ao cidadão após todas as tentativas de reabilitação profissional acabar.
Isso porque no processo de aprovação desse benefício é necessário que o profissional passe por um processo de “tentativa de troca de papéis”. Quando isso não for possível, ele poderá ser aposentado.
Informações importantes sobre aposentadoria por invalidez permanente
- Caso o segurado recupere funções e consiga retornar ao trabalho, o benefício terminará.
- Os trabalhadores que ingressaram no INSS já com a doença/agravamento/condição que possa garantir o benefício não poderão se aposentar nesta modalidade.
- A cada dois anos, são realizadas avaliações por meio de perícia médica do INSS.
- Estão dispensados de revisões os segurados nas seguintes condições: após completar 60 anos; aqueles com 55 anos ou mais com mais de 15 anos de benefícios por invalidez e aqueles segurados com HIV/AIDS.
- É possível solicitar acompanhante no momento do exame médico, isso inclui a presença de médico particular.
- Qualquer pessoa que necessite de assistência permanente pode solicitar um adicional de 25% do valor da aposentadoria.
Doenças que dão direito à aposentadoria direta
- Lesões cerebrais;
- Esclerose múltipla;
- Transtornos depressivos;
- Transtornos de ansiedade;
- Esquizofrenia;
- Insuficiência cardíaca;
- Doença cardíaca;
- Artrite reumatoide;
- Lúpus;
- Câncer de diversos tipos;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Fibrose pulmonar.
Você sabia que alguns benefícios do INSS podem ser acumulados, fazendo com que o segurado receba mais? Nesta matéria Vou explicar o que são.
Lembrando que para ter acesso à aposentadoria por invalidez, além das doenças citadas acima, o contribuinte deverá atender aos seguintes requisitos básicos:
Manter a condição de segurado;
Ter incapacidade total e permanente, comprovada pelo médico perito;
Cumprir o período de carência de 12 meses.
Como solicitar a aposentadoria por invalidez?
- Acesse o Site do meu INSS
- Clique em “Entrar com Gov.br”
- Faça login no sistema
- Escolha a opção “Novo pedido”
- Ou use o campo editável perguntando “O que você precisa?” e uma lupa. Digite a palavra “invalidez” e selecione o aplicativo: “Solicitar Benefício por Incapacidade”.
Vale lembrar que é preciso ter documentação médica que comprove a necessidade do benefício.
Adicional de 25% na aposentadoria por invalidez
O adicional é pago ao cidadão que precisa de ajuda com atividades básicas, ou seja, você precisa de um profissional para prestar essa assistência. O valor é destinado justamente à contratação desse profissional e demais custos.
Para solicitar a participação de 25%, siga os passos abaixo:
- Acesse o Meu site do INSS.
- Clique em “Entrar com Gov.br”
- Faça login no sistema
- Escolha a opção “Novo pedido”
- Ou use o campo editável perguntando “O que você precisa?” e uma lupa. Digite a palavra “adição” e selecione o serviço “Solicitação de Adição de 25%”.
Após realizar o pedido, você poderá acompanhá-lo pelo aplicativo, na opção “Consultar Pedidos”. É importante que o segurado envie toda a documentação que comprove a necessidade do complemento, incluindo:
- CPF do interessado
- Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se for o caso.
- Documentos médicos que comprovem que o segurado necessita de assistência permanente de outra pessoa.
O INSS alerta que documentos enviados por e-mail não serão considerados para análise.
Segundo Laura Alvarenga, especialista do FDR, o INSS adotou uma novo método de cálculo o valor do benefício.
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