Todos Microempreendedores Individuais deve se registrar em DET, independentemente da sua atividade. O prazo foi prorrogado para permitir um maior número de Eu é ter acesso ao sistema. Entenda melhor o que é esse novo sistema e saiba como se cadastrar.
O nome Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) pode fazer o Eu é que não têm funcionários acreditam que o registro não é necessário. Porém, a recomendação é que todos os Microempreendedores Individuais se cadastrem. O DET é facilmente acessível e deverá ajudar os empresários.
O que é DET?
É um sistema eletrônico administrado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego. Seu objetivo é facilitar a comunicação entre a Inspecção do Trabalho e os empregadores.
A partir daí, o primeiro passo será sempre notificação do empregador sobre atos administrativos, intimações ou outros procedimentos tributários. O sistema também permitirá o envio de documentos, reduzindo gastos. Além disso, com a utilização do DET não será mais necessária a publicação de comunicados no Diário Oficial da União (DOU).
Portanto, caso os dados não sejam atualizados no sistema, é possível que o empregador seja avisado e acabe nem sabendo disso.
O sistema é gratuito e através do uso de um e-mail você receberá um alerta sempre que uma nova mensagem estiver disponível.
“Despesas com retrabalho e penalidades por falhas de comunicação ou extrapolação de prazos e entrega de documentos (presencial ou postal) são reduzidas ou até mesmo eliminadas”, diz o Ministério do Trabalho e Emprego.
Uma função importante também estará disponível via Home, accriação de Livro Eletrônico de Inspeção do Trabalho (eLIT)que pode ser usado como substituto da versão impressa.
Casa Eletrônica Trabalhista
Confira abaixo as funcionalidades disponíveis no sistema:
- Dados Cadastrais: Consulte os Dados Cadastrais do Empregador e gerencie suas informações adicionais (por exemplo, seus contatos)
- Correio de voz: exibe mensagens do correio de voz do empregador.
- Notificação: Exibe notificações do empregador e permite a entrega dos documentos solicitados.
- Procurações: Encaminha para link externo de acesso ao Sistema Eletrônico de Procuração – SPE.
Cadastro no DET
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, todo empresário já possui registro no DET. O que ele deve fazer agora é atualizar seus dados pessoais.
Para isso, basta acessar o Site do DET e faça login com os dados da sua conta Gov.br, desde que seja nível prata ou ouro, veja como subir de nível.
Quem possui e-CPF e e-CNPJ precisará acessar utilizando o certificado digital.
Após o login, o acesso é muito simples, basta inserir seu endereço atual, telefone e e-mail. Vale lembrar que o e-mail deve ser válido e o cidadão deve ter acesso a ele.
Após o cadastro, o empresário fica responsável por acompanhar as comunicações emitidas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). Aliás, é interessante verificar se o e-mail não foi enviado para a pasta de spam.
Com o sistema é possível autorização de acesso a terceiros. Essas pessoas poderão utilizar seus dados de acesso e verificar as informações da sua empresa, incluindo possíveis notificações.
Vale lembrar que não é preciso de um contador Para se cadastrar no DET, o próprio empreendedor pode fazer.
Lembrando que todos os empreendedores devem se cadastrar, mesmo que não tenham funcionários.
Com a última prorrogação do prazo, oempreendedores Eles têm até 1º de agosto de 2024 para atualizar os dados.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a lista de atividades aceitas como MEI foi ampliada, saiba mais.
Participe da comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
qual juros de emprestimo
emprestimos com taxas de juros baixas
refinanciamento itaú consignado
pan financiamento 2 via boleto
salário extra para aposentados e pensionistas
banco com menor taxa de juros consignado
celulares para idosos com whatsapp
agencias dos correios bh